6 Dicas de Decoração para Imóvel Alugado

Quando as pessoas passam a alugar um imóvel, muitas vezes se veem numa situação difícil: como decorar uma casa que não é propriamente minha? Normalmente, esta dúvida se acentua quando o proprietário do imóvel não permite mudanças significativas nos ambientes.

Nesta hora, a criatividade do morador tem que ser colocada em prática, afinal não é só por que a casa é alugada que ela não deve ter estilo, não é mesmo? Saiba agora seis dicas de decoração para o seu imóvel alugado:

1. Pintura personalizada

A maneira mais rápida de deixar o imóvel com a sua cara é pintar as paredes com cores que combinem com o seu estilo. De acordo com as normas de locação imobiliária, o proprietário da casa não pode colocar nenhum entrave em relação às pinturas novas, portanto, você tem liberdade total para pintar todos os cômodos da casa, inclusive o teto.

2. Biombos para decorar

Biombos são ótimos recursos para decoração, especialmente para um imóvel alugado, onde não se podem realizar obras. Perfeitos para delimitar cômodos ou até mesmo disfarçar alguma parte do imóvel que seja menos positiva, com eles você pode até criar um novo ambiente na sua casa ou apartamento.

3. Adesivos

Uma outra forma para dar mais vida e estilo às paredes e móveis, deixando a casa com a cara do morador, é através da aplicação de adesivos. Existem diversos adesivos decorativos com temas de animais, desenhos infantis, paisagens, entre outros. Uma grande vantagem de usar adesivos ao invés de pinturas é a facilidade na remoção. Ao contrário da tinta, eles podem ser retirados sem deixar nenhum vestígio.

4. Cantinho artístico

Quadros emoldurados e telas são ótimas técnicas para decorar um ambiente, pois, através das artes, pode-se dar mais personalidade ao lugar. Caso o proprietário não permita que as paredes sejam furadas, para perdurar as telas e os quadros nas paredes, você pode utilizar fita adesiva. Existe hoje no mercado um tipo de fita adesiva próprio para afixar objetos nas paredes.

5. Maçanetas especiais

Para dar aquele detalhe que faz toda a diferença, que tal trocar a maçaneta de portas e os puxadores de móveis por algo mais criativo? Há diversos puxadores e maçanetas bastante diferentes, com desenhos, transparências, detalhes de flores e até mesmo com pedrarias. É importante que as maçanetas originais de cada porta sejam bem guardadas para que, ao final do contrato, quando sair da casa, você possa colocá-las novamente nos seus devidos lugares, afinal, apartamentos ou casas alugadas devem ser entregues conforme estava no início da locação.

6. Plantas e flores

Qualquer imóvel ganha mais vida quando possui plantas e flores em seu interior, sejam elas verdadeiras ou artificiais. Caso tenha um bom espaço para abrigá-las, opte por plantas adequadas a ambientes fechados e aposte nos vasinhos e nas floreiras coloridas. Elas darão um charme especial para seu lar. Já para quem mora num apartamento ou casa pequena, uma boa dica é a implantação de jardins verticais, com vasinhos afixados na parede ou em painéis de maneira. Eles podem ficar dentro do imóvel ou, caso haja espaço suficiente, na varanda. Informe-se sobre as plantas mais indicadas para jardins verticais e cultive-as.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta