4 Erros para Não Cometer em Seu Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é essencial para toda e qualquer empresa. É por ele que é possível controlar o financeiro do seu negócio, planejando-o sempre e realizando uma boa e lucrativa manutenção. Para que seu negócio decole e não dê prejuízos a ninguém, nada mais importante que isso.

É no fluxo de caixa onde ficam registradas todas as movimentações de dinheiro na empresa, seja entrada ou saída para pagamento de contas, recebimento do pagamento do cliente ou pagar os funcionários. Assim, ele prevê pro próximo período (geralmente o próximo mês, semana ou ano) uma quantidade de dinheiro a ser gasta ou recebida.

Há sempre algumas boas dicas para fazer com que seu fluxo de caixa seja um sucesso, mas agora vamos falar do que NÃO fazer pra que tudo dê certo para sua empresa.

Não categorizar cada valor

Independente se seu fluxo de caixa for feito em um software super avançado e tecnológico ou feito por você através de planilhas, o essencial é separar cada gasto em grupos, chamados de planos de contas. Apenas registrar as despesas não é suficiente para o uso posterior da planilha, então separar cada valor em grupos específicos é mais inteligente e confiável, pois você poderá entender melhor os gastos e a planilha depois. Não deixe de acompanhar o saldo bancário, pois este deve sempre bater com o fluxo de caixa.

Lançar vendas ao invés de receitas

Quando uma nova venda da sua empresa ocorre, você pode colocar o valor da venda efetuada no seu fluxo de caixa. Mas o valor da venda nem sempre é o valor real que se ganha, então deve-se utilizar as receitas, que é aquilo que realmente entrou de dinheiro. Um exemplo disso é que, se uma venda for efetuada em um pagamento parcelado em 2 vezes, você deve contar só metade do valor.

Não acompanhar o fluxo de caixa diariamente

É recomendável que o fluxo de caixa seja acompanhado diariamente, pois ajuda a “prever o futuro” de sua empresa.

Não ser realista

Na hora de inserir valores, sejam gastos ou recebimentos, você não deve ser otimista, mas realista. Às vezes não vai receber um valor todo de uma vez, pode atrasar e pagar multa de alguma conta, e tudo isso deve estar inserido, pois ele não é um modelo ideal a ser seguido, mas a própria realidade.

Estas são algumas dicas que você deve seguir para fazer o fluxo de caixa, são muito importantes e devem ser levadas em consideração sempre.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz