4 Benefícios da Vitamina E para Homens

A vitamina E, integrante do grupo das vitaminas solúveis em gordura, é bastante conhecida principalmente pelo seu efeito antioxidante, o qual ajuda a proteger as células contra efeitos prejudiciais dos radicais livres. Ela é encontrada em uma grande variedade de alimentos, incluindo óleos, cereais integrais, ovos, nozes e vegetais folhosos. Outra maneira de encontrar a vitamina E é através de suplementos multivitamínicos.

A melhor forma de obter quantidades suficientes de vitamina E é através de uma alimentação saudável, incluindo por exemplo os alimentos anteriormente citados, que são conhecidos por serem ricas fontes deste antioxidante. A vitamina E oferece benefícios importantes para nosso corpo. Neste artigo confira 4 benefícios da vitamina E especificamente para os homens.

Impulsionar o sistema imunológico

Os antioxidantes ajudam a prevenir danos às células causados por algumas das muitas toxinas, que são resultado do funcionamento normal do nosso organismo e que circulam pelo nosso corpo. A vitamina E solúvel em gordura e é um poderoso antioxidante. Um dos maiores efeitos benéficos da vitamina E é impulsionar o sistema imunológico. Aumentar o consumo de vitamina E é especialmente importante para os homens com idade superior a 65 anos, que assim conseguem se proteger melhor contra infecções no trato respiratório, problema comum entre os idosos, dentre outros.

Ajudar o coração

A vitamina E é amplamente conhecida não somente por suas propriedades antioxidantes, mas também por ser capaz de aumentar duas enzimas no organismo que incentivam a produção de prostaciclina através da supressão do metabolismo do ácido araquidônico. Esse efeito diminui a agregação de plaquetas, que de outra forma poderiam levar ao entupimento de artérias e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Entretanto, mais investigação é necessária, visto que a maior parte dos estudos atuais têm sido realizados somente no elemento alfa-tocoferol, que é uma das formas da vitamina E, e não em todas as outras formas da vitamina E processadas ​​pelo fígado. Alguns desses estudos clínicos ainda estão em andamento, outros ainda não são conclusivos, embora as indicações sejam de que muitos tipos de doenças do coração são prevenidas com vitamina E adquirida na alimentação.

Atacar radicais livres

O exercício físico faz muito bem para a saúde do nosso corpo, porém, quando nos exercitamos, a produção de radicais livres em nosso organismo tende a aumentar. Os radicais livres são os subprodutos tóxicos produzidos pelo funcionamento normal do nosso metabolismo, mas que podem se acumular e danificar os tecidos celulares. Como citado anteriormente, a vitamina E é um poderoso antioxidante que tem a capacidade de neutralizar e “limpar” esses radicais livres do nosso organismo.

Aumentar a fertilidade

A deficiência de vitamina E no organismo tem sido relacionada como causa da infertilidade em alguns homens. Alguns estudos sugerem que a vitamina E reduz os danos das células de espermatozoides causados pela circulação de radicais livres, e também que a fertilidade tende a aumentar em casais que tomam suplementos de vitamina E diariamente a partir de um mês. Esses mesmos estudos mostraram uma acentuada redução do estresse oxidativo dos espermatozoides. Embora existam resultados positivos, é necessária mais investigação para estabelecer um vínculo definitivo entre o aumento da fertilidade e a vitamina E.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz