13 Dicas para Projetos de Pequenos Apartamentos

Cada vez mais os arquitetos e engenheiros recebem pedidos de projetos para imóveis menores. E, por mais que muitas pessoas pensem o contrário, não é tão simples projetar imóveis pequenos, pois, além da preocupação com o tamanho dos ambientes, eles devem oferecer um espaço versátil. A forma como os proprietários decoram a casa também influencia bastante no tamanho da casa ou do apartamento.

Para ajudar na decoração e até mesmo no projeto de apartamentos pequenos, arquitetos revelaram alguns de seus segredos e deram algumas dicas, são elas:

1ª dica: Iluminação

A iluminação automatizada é uma técnica bastante utilizada para multiplicar os espaços do imóvel. Este tipo de iluminação permite criar cenários diferentes dentro de um mesmo ambiente.

2ª dica: Tudo em um

Um apartamento pequeno também precisa ter tudo o que um grande imóvel oferece, portanto opte por objetos que possam ter mais de uma utilidade. O apartamento precisa de móveis multifuncionais, assim como um canivete suíço!

3ª dica: Remova as paredes

Quanto menos paredes o imóvel tiver, mais amplo ele parece ser. Se possível, substitua as divisões dos ambientes por armários ou estantes, com isso é possível separar os cômodos da casa e ainda ganhar espaço, economizando nos móveis.

4ª dica: Menos móveis

Evite móveis que desempenham a mesma função, caso não exista a necessidade do mesmo. Mesas de refeições, por exemplo, não precisa ter uma na cozinha e outra na copa, não é necessário ter mais de um aparador ou rack, abajures podem ser substituídos por luminárias de parede, etc.

5ª dica: Deixe a luz entrar

Paredes de acrílico transparente ou até mesmo de vidro são muito bem-vindas! Tomando sempre o devido cuidado para não perder a privacidade de cada ambiente (você pode usar persianas ou vidros foscos), as transparências são bem-vindas, por manterem a percepção do todo. Usar espelhos também é uma boa técnica, pois eles dão amplitude e refletem a luz natural pelo apartamento.

6ª dica: Unir a área de serviço

Na maioria dos apartamentos pequenos, a área de serviço fica bastante próxima à cozinha. Uma boa solução é unir os dois ambientes, somar a lavanderia através da própria bancada da cozinha.

7ª dica: Continuidade

Piso único, nivelado, teto claro, aplanado e iluminação linear são recursos geralmente usados quando os arquitetos precisam criar projetos com continuidade. Outra técnica é a sobreposição de tons nas paredes.

8ª dica: Elimine um dormitório

É isso mesmo! Eliminar um cômodo da casa não o desvaloriza, caso torne o espaço melhor aproveitado e o imóvel mais funcional. Uma planta remodelada pode ser considerada descolada e valorizar o bem na hora da venda.

9ª dica: Leveza

Elimine tudo o que pesa no visual dos ambientes. No caso de cozinhas e banheiros, onde muitas vezes é necessário utilizar armários fechados, podem-se remover os puxadores e optar por móveis com menos ornamentos. Quanto mais clean, melhor a aparência dos cômodos.

10ª dica: Monocromático

Pintar o teto e as paredes num mesmo tom dá a impressão de amplitude, preferencialmente nas cores claras. Este recurso pode suprimir limites e dá ideia de unidade para o ambiente. Pode, por exemplo, dar a impressão de um corredor ser maior do que realmente é.

11ª dica: Circulação

Organizar os móveis favorecendo a circulação é essencial para a otimização do cômodo. Tanto a circulação das pessoas como também de ar. Uma técnica utilizada por engenheiros é posicionar portas estrategicamente uma de frente para a outra.

12ª dica: Sem dobradiças

A utilização de painéis deslizantes, como portas ou divisões de ambientes é cada vez mais comum. O motivo é bastante claro, a existência de portas sem dobradiças se torna uma aliada em locais mais compactos. Uma boa ideia é empregar estes painéis nas suítes, entre o quarto e o banheiro.

13ª dica: Abra as portas

Manter aberta a varanda e a cozinha para a área social dos apartamentos não apenas dão a sensação de grandeza nos imóveis, como também integra os ambientes e as atividades do lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *