10 Melhores Aplicativos de Edição de Fotos e Vídeos

Não é nenhum segredo que um bom conteúdo visual é essencial para o profissional de marketing ganhe – e mantenha – a atenção das pessoas.

As redes sociais também estão em alerta. O Facebook continua mudando seu feed de notícias para exibir imagens e vídeos maiores, o Twitter puxa fotos e vídeos diretamente em sua linha do tempo (e até mesmo os exibe automaticamente), e o Instagram continua expandindo suas capacidades de publicidade, embora lentamente.

É importante saber como criar um visual atraente para as redes sociais, principalmente se você for proprietário(a) de um negócio ou blogueiro(a). Ainda que valha a pena investir tempo e dinheiro em um software de edição de fotos para o seu computador, às vezes tudo o que você realmente precisa para tirar uma foto ótima é uma simples e rápida edição no seu celular. Isto é especialmente verdadeiro se você estiver postando em tempo real, como em um evento.

Há um monte de bons aplicativos de edição de fotos e vídeo para dispositivos móveis, uns pagos, outros gratuitos.

Confira nossa lista abaixo!

Aplicativos de Edição de fotos

1) Afterlight

$ 0.99 | IOS | Android

O Afterlight é uma ferramenta bastante rudimentar, mas tem todos os recursos que você precisa para fazer uma edição básica de suas fotos – como controlar os tons de cor, ajustar a exposição e o brilho, girar e endireitar a foto.

Junto com as ferramentas de ajuste, ele tem 74 filtros, incluindo filtros Fusion que permitem misturar ferramentas, filtros e texturas para criar seu próprio visual pessoal. Finalmente, se você quiser molduras, há uma enorme galeria com 128 molduras para escolher.

2) VSCO Cam

Grátis | IOS | Android

Nos últimos anos, VSCO Cam tornou-se um dos aplicativos de edição de fotos altamente popular para dispositivos móveis. Embora tenha um conjunto mais amplo de ferramentas do que a maioria dos outros aplicativos de edição, os principais créditos para sua fama são os filtros.

Seus filtros tem a aparência mais suave e autêntica, que assemelha-se a um filme real, em comparação com a aparência saturada de muitos filtros no Instagram. Além disso, é ótimo para quando você precisa editar uma foto rapidinho: Basta fazer upload da foto para VSCO Cam, clicar em um dos seus grandes filtros e pronto. O único inconveniente? A interface do usuário pode ser um pouco difícil de se acostumar no início.

3) Snapseed

Grátis | IOS | Android

O Snapseed é outro aplicativo ótimo para aprimoramentos básicos de imagem. Tem todas as ferramentas clássicas como ajuste, corte e endireitamento.

Mas o que torna esta ferramenta particularmente singular é o “Ajuste seletivo”. Isso permite localizar uma área em uma foto e ajustar o brilho, o contraste e a saturação desse único ponto. Portanto, é possivel conduzir o olhar do espectadores para que  se concentrem em uma determinada parte da sua foto.

4) Câmera +

$2,99  | Somente para iOS

Com o preço mais alto na lista, você tem que saber o que faz Camera + tão especial. TIME escreveu sobre o aplicativo: “Se a câmera padrão do iPhone é como um ponto-e-disparar digital, o app Camera + é como uma lente SLR de alta qualidade”.

Enquanto o aplicativo tem muitas das ferramentas clássicas de edição de fotos como tons de cores, efeitos retro e recortes, existem algumas outras coisas que o tornam único. Primeiro é o seu estabilizador de imagem, que ajuda a capturar as fotos mais nítidas possível antes mesmo de tirar uma foto. Ele também permite que você amplie até 6X, o que realmente pode melhorar a qualidade de sua imagem, se você estiver tentando aprimorar um ponto distante.

Finalmente, seu filtro Clarity é o que o Kevin Sintumuang, do Wall Street Journal, chama de “seu molho secreto” – que acrescenta um “sabor” a mais para quase qualquer foto.

5) Mextures

$ 1,99 | Somente para iOS

Mextures é um dos aplicativos de edição mais avançados nesta lista – e o seu diferencial é edição baseada em camadas. O aplicativo permite empilhar diferentes camadas de ajuste umas sobre as outras, movê-las e editá-las individualmente, permitindo uma criatividade praticamente ilimitada. Você também pode aplicar vários filtros e texturas para a mesma foto e criar um visual realmente único. Se encontrar uma fórmula de edição que goste, você pode salvá-la para aplicar em outras fotos mais tarde – e até mesmo compartilhá-la com seus amigos.

6) SKRWT

$ 1,99 | Somente para iOS

Já tentou tirar uma foto reta de algo – uma entrada, um prédio, uma refeição – e descobriu que a perspectiva era um pouco torta ou inclinada? O aplicativo SKRWT permite ajustar a perspectiva de suas fotos para que as linhas pareçam limpas e quadradas. Se te incomoda ver uma foto que é levemente angulada, então este aplicativo vale bem os dois dólares.

7) InstaCollage

Grátis | Somente para iOS

Colagens de fotos podem ser ótimas, seja para mostrar uma comparação (como uma série de antes e depois) ou para destacar várias fotos do mesmo evento ou tema. Meu aplicativo favorito para colagens é o InstaCollage por causa da ampla variedade dos layouts. Eles têm uma tonelada de layouts clássicos ou mais divertidos com fundos coloridos.

Você também pode adicionar texto em fontes, cores e tamanhos diferentes. Além disso, se você estiver com pouco tempo, há opções básicas para edição de fotos.

8) Whitagram

Grátis | IOS | Android

Você já quis fazer com que uma foto de paisagem ou retrato se encaixasse em um quadrado sem ter que cortá-lo? Whitagram permite que você faça exatamente isso. Agora que as fotos no Instagram já não têm de ser quadradas, este pode ser um aplicativo menos desejável para algumas pessoas, mas… ainda é útil saber.

Aplicativos de Edição de vídeos

9) Hyperlapse

Grátis | Somente para iOS

Hyperlapse é um aplicativo criado pelo pessoal do Instagram que condensa vídeos em vídeos breves e de alta velocidade que você pode carregar no Instagram ou no Facebook. Você pode escolher entre algumas velocidades diferentes e o aplicativo irá mostrar quanto tempo o vídeo hiperlapsado terá para cada velocidade em comparação com o comprimento do vídeo em tempo real. (Então, um vídeo de 40 segundos em tempo real se tornará aproximadamente um vídeo de 7 segundos no Hyperlapse em velocidade de 6X). É uma maneira muito legal de aumentar a sua presença na mídia social e encantar seus seguidores.

10) PicPlayPost

Grátis | IOS | Android

Você já sabe como colagens de fotos são divertidas … mas e se você pudesse fazer colagem de vídeos? PicPlayPost é um aplicativo simples que permite fazer exatamente isso. Apenas lembre-se que o som de ambos os vídeos será reproduzido ao mesmo tempo, portanto, certifique-se de que eles não estão se chocando.

Há muitos casos de uso para um aplicativo de colagem de vídeo, mas um dos meus favoritos é a como Melissa Made usa em sua conta de Instagram. Ela publica colagens de vídeo realizando o treino de um lado, e ela explicando no outro.

Quais são seus aplicativos de edição de fotos e vídeos favoritos? Compartilhe conosco nos comentários.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta